top of page

Registros do 1º Simpósio de Terapias Tradicionais Japonesas em Florianópolis

  • Foto do escritor: Lucilaine Stein
    Lucilaine Stein
  • 11 de ago.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 6 de set.


ree

Fonte Imagem: Arquivo próprio



Nos dias 2 e 3 de agosto de 2025 aconteceu em Florianópolis o 1º Simpósio de Terapias Tradicionais Japonesas. Um evento inédito não só em Santa Catarina, mas no Brasil também, reunindo diversos professores, profissionais e estudantes de várias partes do Brasil.


ree

Luciano Campos Rodrigues (ASBBJ/JICA), Hisae Yagura Kaneoya (Nipocultura) e Paulo Pierin Luz



O Simpósio foi idealizado e organizado pelo Professor, Shiatsuterapeuta e Acupunturista Paulo Pierin Luz que contou com o apoio de importantes entidades como a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) e ASBBJ (Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão) representados pelo senhor Luciano Campos Rodrigues (o qual é presidente da ASBBJ) e o grupo Nipocultura representado por Hisae Yagura Kaneoya, além do Dojo Fukunaga (representados por Alice Rumi Fukunaga e René Cardozo) e Faculdade Praktos.



ree

Paulo Pierin Luz, René Cardozo (Dojo Fukunaga) e Hisae Yagura Kaneoya (Nipocultura)



ree

Palestrantes René Cardozo, Anderson Naoki Okamura, Issao Tobioka, Eric Fagundes, Luciano Campos Rodrigues (ASBBJ/JICA), Paulo Pierin Luz (Organizador do evento),

Hisae Yagura Kaneoya (Nipocultura) e Margareth Takarada



ree

O evento contemplou aulas, oficinas, palestras e inserções de vivência da cultura japonesa através da prática de diversas modalidades e atividades, pois acredita-se que além do aprendizado das Técnicas Tradicionais Japonesas é imprescindível a vivência da cultura unida à convivência entre professores e alunos (tal qual acontece no Japão).



ree

Tudo muito caprichado pensado nos mínimos detalhes



Nesse encontro foi possível assistir uma Masterclass online sobre "A arte do cuidar e a autonomia na saúde, base da cultura Nihon (ancestral do Japão) através da Acupuntura e Moxabustão ancestral japonesa" (com Sensei Yoshihiro Odo e Sensei Victoria Cerezo da Escola Shinkyu Dojoh, palestra transmitida direto do Chile).


ree

Sensei Alice Rumi Fukunaga apresentando o Sensei Yoshihiro Odo para o início da Masterclass



ree

Sensei Alice Rumi Fukunaga (Kinesiologista, Massoterapeuta e Especialista em Terapias Tradicionais Japonesas). É uma das maiores autoridades no Brasil em teoria e prática das Terapias Tradicionais Japonesas.


ree

Sensei Alice Rumi Fukunaga veio de Londrina (Paraná) para trabalhar os temas de

Shiatsu, Anmá, Seitai e Taiheki



ree

Também palestrando pelo Dojo Fukunaga tivemos René Cardozo (Acupunturista e Assistente da Rumi Sensei) vindo de São Paulo, com o tema dos Movimentos Espontâneos através do Seitai (Bodywork japonês) e os estudos e publicações que tem desenvolvido e conquistado sobre o tema



ree

Anderson Naoki Okamura é Consultor de Gestão (vindo de Londrina) e palestrou sobre os temas Omotenashi (Hospitalidade Japonesa), Kaizen e 5S



ree

No espaço cultural tivemos uma oficina e dinâmica cultural aberta à comunidade com Anderson Naoki Okamura sobre aplicação dos conceitos de Kaizen (a dinâmica pode ser aproveitada não só pelos terapeutas do Simpósio, mas também por outras pessoas como pequenos empresários da região, profissionais que trabalham em gestão de empresas, artesãos, entre outros)


ree

Issao Tobioka (Acupunturista e Massoterapeuta) veio de São Paulo para trabalhar o tema do Ashitsubo: Terapia Podal (Reflexologia Japonesa). Ele é um dos principais divulgadores da técnica no Brasil e criador do Mapa de Reflexologia Japonesa.


ree

Ajudando o pessoal do Simpósio a mexer e alongar o corpo tivemos Margareth Takarada (Fisioterapeuta vinda de Londrina) demonstrando o Método Yura  (uma espécie de Musicoterapia Japonesa) e o Kenko Taisso ("Ginástica/movimentos" Japoneses para a saúde e longevidade),

além de trazer ricas reflexões sobre o processo de envelhecimento


ree

De São Paulo, Eric Fagundes (Acupunturista e Fitoterapeuta) ministrou uma palestra sobre Moxaterapia/Moxabustão Japonesa Ontake e também sobre Acupuntura Japonesa no estilo Manaka, aliando conhecimento ancestral e inovação.


ree

Paulo Pierin Luz (Idealizador e Organizador do Simpósio) trocando ideias com

os alunos nos intervalos entre as palestras


ree

Foi muito enriquecedor poder observar a dinâmica entre os palestrantes, o cuidado e carinho que eles nutrem uns pelos outros, fazendo ganchos entre as palestras dos colegas, mesclando conhecimentos teóricos e práticos das Terapias Tradicionais Japonesas


ree

Paralelo a esse importante evento tivemos uma programação cultural gratuita aberta à comunidade trazendo a possibilidade das pessoas poderem vestir um Kimono através da oficina de Kitsuke (com Noemia Tokoro), dobrar um origami (com Morgana Tesman), experimentar o bordado Sachiko (com Marisa Mallmann), entrelaçar com o Mizuhiki (com Sandra Harumi Yagura) e treinar a caligrafia japonesa através do Shuji (com Iochihiko Kaneoya).


ree

O evento contou com o patrocínio de importantes empresas como Harmonie Aromaterapia e Aflui (Produtos de Acupuntura e Medicina Integrativa), além do apoio da Faculdade Praktos



ree

O Simpósio uniu conhecimento, arte, cultura e vivências japonesas, fortalecendo a comunidade de alunos, professores e terapeutas que estudam e trabalham com as técnicas japonesas.

O evento é considerado um marco, abrindo caminhos para futuras interações entre

profissionais do Brasil e Japão.



ree

Palestrante Eric Fagundes recebendo seu certificado com o

Organizador do Simpósio Paulo Pierin Luz



ree

Professor Paulo Pierin Luz com alguns dos seus alunos de Shiatsu



Dentre os profissionais e estudantes que participaram do Simpósio tivemos: Terapeutas Holísticos e Terapeutas Integrativos, Fisioterapeutas, Educadores Físicos, Naturólogos, Acupunturistas, Massoterapeutas, Shiatsuterapeutas, Reikianos, Esteticistas, Podólogos, Gestores de Empresas/Negócios.



ree

Alunos e Professores no primeiro dia de Simpósio


ree

Professores e Alunos após a entrega dos certificados do

1º Simpósio de Terapias Tradicionais Japonesas 2025 em Florianópolis



Foi um evento lindo que ficou registrado na mente e no coração de todos que participaram e vivenciaram intensamente esse final de semana.



Vida longa ao evento e que venham os próximos!



Curtiu esse post? Então clica no ♥ para eu saber!



ps: O Wix não libera comentários abertos, sendo assim se você quiser me mandar algum recado é só me mandar e-mail no naturologalucystein@gmail.com

Comentários


bottom of page